Trindade

História de Trindade

A Vila de Trindade está localizada entre Paraty (RJ) e Ubatuba (SP).
Trindade para muitos é considerada como um paraíso tropical, destaca-se por suas belas praias e cachoeiras entre Oceano e Mata Atlântica é área protegida pela APA do Cairuçu e pelo Parque Nacional da Serra da Bocaína.

Lugar que já foi habitado por índios, já foi refúgio de piratas e já foi passagem de europeus na época onde o ouro era super valorizado, há quem acredite que tesouros possam ter por esses mares, lenda ou não?
Muitos partiram, muitos ficaram e assim as raízes do trindadeiro se formaram. Povo que por anos viveram isolados, dependendo da sua plantação, pesca e da barganha dos seus alimentos pela região.

Na década de 70 com a construção da BR 101 (Rio-Santos) Trindade começa a ser descoberta por um público mais alternativo e artistas de segmentos diversos o acesso até a Vila era por um caminho de terra e muitas vezes os carros chegavam a ficar atolados, dependendo de ajuda para continuar, “Deus me livre”.

Essas pessoas devemos agradecer, pois ajudaram os trindadeiros a manter suas terras e não desistir dos seus direitos com a chegada de uma empresa multinacional que tinha como projeto construções de luxo e queriam a posse das terras sem medir esforços… Foi um período difícil, dias de luta, mas vencidos com garra e determinação.

Desde o pavimento da estrada na década de 90, Trindade vem evoluindo e se estruturando para receber turistas do Brasil e do mundo, hospedagem, restaurantes, lojas e outros comércios buscam atender as necessidades de seu visitante que faz do local ponto turístico obrigatório.
Saiba mais da história da Vila de Trindade procurando um nativo e deêm ínicio a uma longa viagem.
Um fim para um novo começo…

Fonte: Trindade-Reservas
Imagens: Sander Salles